quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alimentação para Gatinhos


       Os gatos são carnívoros verdadeiros, ou seja, utilizam como principal fonte de energia as proteínas dos alimentos. Outra característica dos felinos é que são animais desidratados por natureza, e tendem a tomar pouca água e concentrar a urina. A água que consomem vem em sua maioria das suas presas, que são compostas por 70% de água, mas não significa que devemos dar ratinhos ou apenas carne para nossos gatos. Baseado nesse conhecimento, devemos escolher rações específicas para gatos, que possuem o equilíbrio ideal entre os nutrientes necessários à sua alimentação (altos níveis de proteína, níveis moderados de gordura e baixos níveis de carboidratos). Dê preferência por rações classificadas como “Super Premium”, que apresentam melhor qualidade de seus ingredientes e com isso melhor digestibilidade, ou seja, o animal consome menos e tem melhor aproveitamento do que é consumido. A ração deve ficar disponível todo dia, ou ser oferecida diversas vezes ao dia (com quantidade diária controlada para evitar o sobrepeso).
            Os gatos precisam ser estimulados a ingerir água. Devemos reconhecer de que maneira nosso gato gosta de tomar água: água corrente, no box do banheiro, em vasilhas grandes, etc. É importante deixar água sempre limpa, fresca e à vontade. Além disso pode-se fornecer diariamente uma porção  de ração úmida (lata ou sachet), que contém alto teor de água e é pouco calórica. Essas condutas favorecem a hidratação do paciente e ajudam a prevenir doenças renais e urinárias.
              COMO DEVE SER A VASILHA DE ÁGUA E COMIDA E ONDE DEVO COLOCÁ-LA?
         Gatos gostam de vasilhas rasas e largas, para que suas vibrissas (bigodes) não toquem no pote. Procure deixar as vasilhas distante das caixas de areia.
          POSSO DAR CARNE PARA MEU GATO?
           A carne deve ser fornecida sem temperos, e se for crua, deve ter estado congelada por no mínimo 72 horas para evitar transmissão de doenças. Mesmo sendo carnívoro, a carne não deve ser a base da alimentação do gato, pois pode causar distúrbios metabólicos. Outra dica é fornecer o caldo proveniente do descongelamento da carne.
        POSSO DAR ATUM ENLATADO PARA MEU GATO?
        Sim, desde que seja o atum ao natural, sem óleo e sem temperos.
            POSSO DAR LEITE PARA MEU GATO?
            É melhor evitar, pois os gatos adultos possuem baixos níveis de lactase, a enzima que digere a lactose presente no leite, e podem ter diarréia quando consumirem. Prefira o iogurte, que não causa esse transtorno.
         POSSO DAR PETISCOS PARA MEU GATO?
          Sim, desde que sejam específicos para gatos, e sem excessos. Lembre-se que é apenas um agrado, e não deve ser a base da alimentação. Pode-se utilizar os petiscos para estimular brincadeiras.
         QUE ALIMENTOS POSSO USAR QUANDO PRECISO DAR ALGUMA MEDICAÇÃO VIA ORAL?
          Para facilitar a administração de uma medicação, pode-se tentar passá-la na manteiga, requeijão ou leite condensado (sem excessos). Os gatos costumam aceitar bem.


            As rações para gatos filhotes e adultos devem apresentar os seguintes parâmetros:
Níveis de garantia (%)
Filhotes
Adultos
Umidade (máx)
12,00
12,00
Proteína bruta (mín)
28,00
24,00
Extrato etéreo (mín)
8,00
8,00
Materia fibrosa (máx)
4,50
5,00
Materia mineral (máx)
12,00
12,00
Cálcio (máx)
2,00
2,40
Fósforo (mín)
0,80
0,60

         Quando é estabelecido um limite máximo de um parâmetro, a ração deve apresentar um valor igual ou abaixo dele e quando é estabelecido um limite mínimo, a ração deve garantir um valor igual ou acima. Para comparação eu peguei os níveis de garantia de uma ração superpremium e uma standard de marcas diferentes, os quais podem ser observados abaixo:
Níveis de garantia (%)
Superpremium
Standard

Filhotes
Adultos
Filhotes
Adultos
Umidade (máx)
10,00
10,00
12,00
12,00
Proteína bruta (mín)
34,00
32,00
32,00
30,00
Extrato etéreo (mín)
18,00
17,0
9,00
9,00
Materia fibrosa (máx)
3,50
3,50
4,00
4,00
Materia mineral (máx)
8,00
7,50
10,00
8,50
Cálcio (máx)
1,50
1,40
2,00
1,20
Fósforo (mín)
0,80
0,60
0,80
0,70

             Ambas as rações estão dentro dos níveis de garantia estabelecidos, mas deve ser dada especial atenção a dois parâmetros, a proteína bruta e o extrato etéreo, que são os princiais componentes da ração e os mais importantes da dieta dos gatos. Ambos os parâmetros são superiores na ração superpremium, o que confere uma maior qualidade a ela.
           Ainda, é importante analisar em conjunto com estes níveis de garantia a matéria-prima utilizada para a composição da ração. Rações superpremium são mais caras porque utilizam fontes mais nobres de proteínas, como carne e vísceras ao invés de subprodutos (bicos, unhas), apresentando em consequência uma maior digestibilidade, ou seja, estas proteínas de fontes mais nobres são melhor aproveitadas pelo organismo. A maior comprovação deste melhor aproveitamento é que os gatos se saciam com uma menor quantidade de ração superpremium e o volume de fezes é também muito menor.
            O último detalhe importante é que rações de melhor qualidade costumam não ter corantes, que não contribuem em nada para a ração e eu não entendo porque são adicionados. Qual é o sentido de oferecer uma maior quantidade de produtos artificiais cuja única finalidade é deixar a ração mais bonitinha? Garanto que o seu gato nem liga para isso.
           Eu sei que as rações superpremium são bem mais caras, mas lembre-se de que ele precisará comer bem menos e que talvez precise de menos gastos com veterinário também. E se forem mais gatos, é possível comprar pacotes maiores, em que o preço do quilo da ração é menor. Mesmo que a ração seca seja a opção de alimentação para o seu gato, é recomendado oferecer regularmente ração em lata para aumentar a ingestão de água.
              Como incentivar o consumo de água
        O consumo de água é uma das principais preocupações dos donos de gatos. Estes animais são bastante restritivos com relação à água oferecida a eles. Se ela não estiver sempre fresca e limpa ou se o pote não for adequado, os gatos simplesmente não bebem água. Dessa forma, lavar sempre o pote, além de sempre trocar a água são tarefas bastante importantes para os donos de gatos. Ainda, vale a pena utilizar potes de materiais como porcelana, vidro e inox, pois são melhor higienizados e mantêm a água fresca por mais tempo.
           Uma medida para estimular o consumo de água do seu gato também é deixar disponível vários potes pela casa, matendo um pote próximo ao comedouro para estimulá-lo a beber água depois de comer, mas não tão perto para que não caia ração na água, porque assim dificilmente ele beberá.
           Muitos gatos bebem apenas água corrente, o que faz com que muitos donos tenham que deixar uma torneira um pouco aberta para que o seu gato beba água. Esta medida não é tão interessante, uma vez que é recomendado que seja oferecida água filtrada aos gatos para evitar a contaminação com verminoses e protozoonoses. Uma alternativa à torneira pode ser uma fonte para gatos. Existem algumas opções em pet shops e ainda é possível montar uma fonte para o seu gato com bomba de aquário.
           Se seu gato está acostumado a beber água da torneira e você quer dar a ele uma fonte, é importante deixá-la no início próximo a esta torneira, para que ele aceite mais facilmente a fonte.
           Grama para gato
     Os gatos, como caçadores de animais em geral herbívoros, acabam ingerindo vegetais encontrados no trato digestório de suas presas. Dessa forma, uma pequena porção de vegetais pode ser oferecida na alimentação do seu gato, a qual, apesar de não ser relevante do ponto de vista nutricional, ajuda os gatos a eliminarem os pelos ingeridos ao se lamberem durante a sua higienização.
    Existem opções comerciais de erva do gato e grama do gato. 
              O peixe cru, os laticínios, os doces, a carne de porco, os enchidos, fiambre e queijo curado são alguns dos alimentos que seu gato NÃO deve comer!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário